domingo, maio 25, 2025
Acre Agora - acreagora.noticiasdoacre.com
No Result
View All Result
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas
No Result
View All Result
Acre Agora - acreagora.noticiasdoacre.com
No Result
View All Result

Entenda como a alimentação pode interferir no seu humor

by Terra
20/08/2024
Biscoitos, pão branco e arroz branco em excesso podem aumentar o risco de ansiedade e depressão
Foto: iStock / Jairo Bouer

Biscoitos, pão branco e arroz branco em excesso podem aumentar o risco de ansiedade e depressão Foto: iStock / Jairo Bouer

O pico de açúcar no sangue que ocorre após a ingestão de um doce é apelidado pelos norte-americanos de “sugar high”, numa analogia ao estado alterado produzido por álcool e drogas. A expressão é um bom exemplo dos efeitos que os alimentos podem ter sobre o humor, conforme descreve a médica residente Mary Scourboutakos, especialista em nutrição da Faculdade de Medicina Eastern Virginia, nos EUA.

Ficar irritado por causa da fome é outra sensação comum, que mostra o poder da falta de alimento nas nossas emoções.

Em artigo no The Conversation, a especialista explica que as flutuações do açúcar no sangue são parte da conexão entre o que comemos e o que sentimos. Pelos efeitos que a glicose produz sobre hormônios e sistema nervoso, seus níveis podem alimentar a ansiedade e a depressão.

Saúde mental também envolve alimentação

Existem inúmeros fatores sociais, psicológicos e biológicos que determinam a experiência de cada pessoa. “No entanto, vários ensaios clínicos randomizados demonstraram que a dieta é um fator biológico que pode influenciar significativamente o risco de sintomas de depressão e ansiedade, especialmente em mulheres”, conta a autora.

Como residente de medicina de família com doutorado em nutrição, ela vem testemunhando o fato de que os antidepressivos funcionam para alguns pacientes, mas não para outros:

Portanto, na minha opinião, as estratégias de tratamento da saúde mental devem abordar todos os fatores de risco, incluindo a nutrição.”

O papel do índice glicêmico

Muitos dos ensaios clínicos randomizados que provaram a ligação entre dieta e saúde mental testaram a dieta mediterrânea ou uma versão ligeiramente modificada dela. Isso significa o consumo de muitos vegetais, frutas, azeite, grãos integrais, legumes e nozes, com pequenas quantidades de peixe, carne e laticínios.

Um dos muitos atributos da dieta mediterrânea que pode ser responsável por seu efeito sobre o humor, segundo a médica, é seu baixo índice glicêmico. Mas o que é isso?

O índice glicêmico é um sistema que classifica alimentos e dietas de acordo com seu potencial de elevar o açúcar no sangue. Portanto, em consonância com a observação de que as flutuações de açúcar no sangue afetam o humor, dietas com alto índice glicêmico, que provocam picos drásticos de açúcar no sangue, têm sido associadas a um risco aumentado de depressão e, em certa medida, de ansiedade.

Carboidratos de alto índice glicêmico incluem arroz branco, pão branco, biscoitos e produtos de panificação. Portanto, dietas ricas nesses alimentos podem aumentar o risco de depressão e ansiedade.

Já os carboidratos de baixo índice glicêmico, como arroz parboilizado e macarrão al dente, que são absorvidos mais lentamente e produzem um pico menor de açúcar no sangue, estão associados a um risco reduzido.

Como a dieta afeta o humor

Muitos mecanismos científicos têm sido propostos para explicar a conexão entre dieta e saúde mental. Uma explicação plausível que liga as flutuações de açúcar no sangue ao humor, esclarece a especialista, é seu efeito sobre os hormônios.

Toda vez que comemos açúcar ou carboidratos como pão, arroz, macarrão, batatas e biscoitos, o aumento resultante de açúcar no sangue desencadeia uma cascata de hormônios e moléculas de sinalização. Um exemplo é a dopamina – o sinal de prazer do nosso cérebro – que é o motivo pelo qual podemos experimentar um “pico de açúcar” após o consumo de sobremesas ou produtos de panificação. A dopamina é a maneira que o corpo tem de nos recompensar por obter as calorias, ou energia, necessárias para a sobrevivência.

A insulina é outro hormônio desencadeado pelos carboidratos e pelo açúcar. A função da insulina é reduzir os níveis de açúcar no sangue, levando o açúcar ingerido para dentro das células e tecidos para que possa ser usado como energia. O aumento rápido de açúcar no sangue provoca um aumento drástico de insulina. Isso, por sua vez, pode resultar em níveis de açúcar no sangue que caem abaixo do ponto de partida.

Adrenalina também é impactada

Essa queda nos níveis de açúcar no sangue desencadeia a liberação de adrenalina e seu parente, a noradrenalina. Ambos os hormônios apropriadamente enviam glicose para a corrente sanguínea para restaurar o nível adequado de açúcar no sangue.

No entanto, a adrenalina influencia mais do que apenas os níveis de açúcar no sangue. Ela também afeta como nos sentimos, e sua liberação pode se manifestar como ansiedade, medo ou agressividade. Assim, a dieta afeta o humor através de seu efeito sobre os níveis de açúcar no sangue, que desencadeiam os hormônios que ditam como nos sentimos.

Curiosamente, o aumento da adrenalina que segue o consumo de açúcar e carboidratos não ocorre até quatro a cinco horas após a refeição. Assim, ao consumir açúcar e carboidratos, a dopamina nos faz sentir bem a curto prazo; mas a longo prazo, a adrenalina pode fazer com que nos sintamos mal.

Cada um reage de um jeito

“No entanto, nem todos são igualmente afetados. Refeições idênticas podem produzir respostas de açúcar no sangue amplamente variáveis em diferentes pessoas, dependendo do sexo, da genética, do sedentarismo e do microbioma intestinal”, avisa a autora. Além disso, ela lembra que nenhuma otimização na dieta é capaz de superar fatores sociais e psicológicos de uma pessoa.

Mas Mary garante que uma dieta pobre pode piorar a experiência de uma pessoa e, portanto, é relevante para todos que esperam otimizar sua saúde mental. Mas especialmente as mulheres: pesquisas mostraram que as mulheres, em particular, são mais sensíveis aos efeitos do índice glicêmico e da dieta em geral.

Infelizmente, soluções simples, como trocar o açúcar por adoçantes artificiais, não são uma opção, de acordo com a autora:

Pesquisas mostraram que, entre todos os alimentos processados, adoçantes artificiais e bebidas adoçadas artificialmente são os mais fortemente associados à depressão.”

Como otimizar o humor com alimentos

A maneira mais óbvia de estabilizar os níveis de açúcar no sangue é diminuir a ingestão de açúcar e carboidratos.

No entanto, essa não é a única maneira. Pesquisas provaram que mudanças simples podem mitigar drasticamente as flutuações voláteis de açúcar no sangue. Algumas estratégias para estabilizar o açúcar no sangue e otimizar o humor incluem:

– Fazer dos carboidratos de baixo índice glicêmico, como arroz parboilizado, pão integral e macarrão al dente, os pilares da dieta e estar atento à quantidade de carboidratos de alto índice glicêmico que você consome.

– Comer carboidratos mais cedo no dia, como no café da manhã ou almoço, em vez de mais tarde, como no jantar ou lanche noturno. Nossos hormônios seguem um ritmo circadiano, e os carboidratos consumidos mais cedo no dia produzem um pico de açúcar no sangue menor em comparação com carboidratos consumidos mais tarde no dia.

– Evitar comer carboidratos sozinhos, como ao fazer um lanche com uma caixa de biscoitos ou ao devorar uma tigela de arroz. Sempre procure combinar carboidratos com proteínas, como feijões, nozes, carne e peixe, ou com gorduras saudáveis, como azeite e abacate. A combinação de nutrientes retarda a digestão dos carboidratos e, assim, produz um pico menor de açúcar no sangue.

– Comer carboidratos no final da refeição, depois de consumir vegetais e proteínas primeiro. Apenas mudar a ordem em que os alimentos são consumidos pode reduzir drasticamente o pico de açúcar no sangue que ocorre depois.

– Comer uma salada temperada com azeite e vinagre antes de consumir carboidratos. A combinação de vegetais, ácido do vinagre e gordura do azeite trabalham juntos para desacelerar a absorção dos carboidratos e minimizar o pico resultante de açúcar no sangue.

ShareTweetSend
Previous Post

Piloto da Gol avistou Óvni em velocidade ‘supersônica’ e fez manobra evasiva, revela documento da FAB

Next Post

Governo lança edital de chamamento público para Galpão do Empreendedorismo na Expoacre

Notícias Relacionadas

Camisa 10 do Santos ostentou o escudo do Peixe e fez gesto pedindo silêncio aos torcedores  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TNT Sports

Torcida do CRB xinga Neymar após eliminação do Santos e craque reage com deboche; veja vídeo

by Da Redação
23/05/2025
0

O Santos foi eliminado da Copa do Brasil após perder nos pênaltis para o CRB, em Maceió, na noite da...

Simony reflete sobre a vulnerabilidade humana após enfrentar o câncer  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Simony desabafa sobre luta contra o câncer: “Sorrir enquanto sangra”

by Da Redação
23/05/2025
0

Simony, de 48 anos, compartilhou com seus seguidores um texto carregado de emoção e reflexões profundas, na tarde desta quinta-feira...

Santos de Neymar foi eliminado pelo CRB na terceira fase da Copa do Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Amigo de Neymar detona jogadores do Santos após eliminação e dispara: “Elenco pequeno”

by Da Redação
23/05/2025
0

Amigo próximo de Neymar, o streamer Guilherme Pitta soltou o verbo nas redes sociais após a derrota do Santos para...

Brasil tem papeis higiênicos mais resistentes e pouca infraestutura na rede de esgoto  |   Bnews - Divulgação Freepik

Entenda por que no Brasil não se pode jogar papel higiênico no vaso

by Da Redação
23/05/2025
0

Provavelmente você cresceu ouvindo seus familiares dizerem para não jogar papel higiênico no vaso sanitário. Em países como Estados Unidos,...

Uma pesquisa da Escola de Medicina de Harvard mostrou que dormir menos de cinco horas por noite tinha o dobro de risco de desenvolver Alzheimer e morrer  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Freepik

Entenda como dormir menos de 5 horas por noite pode ser um perigo silencioso para seu cérebro

by Da Redação
23/05/2025
0

Dormir bem é fundamental em todas as fases da vida. Mais do que garantir disposição e energia, o sono de...

As imagens viralizaram na web nesta semana e gerou discussões entre os internautas nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Acabou a farra! PM fardada flagra marido na praia após rastrear seu celular e cena viraliza na web; veja vídeo

by Da Redação
23/05/2025
0

Uma policial militar do Rio de Janeiro utilizou todos os recursos possíveis e habilidades de investigação para encontrar o próprio...

Mais lidas

  • As imagens viralizaram na web nesta semana e gerou discussões entre os internautas nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

    Acabou a farra! PM fardada flagra marido na praia após rastrear seu celular e cena viraliza na web; veja vídeo

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Entenda por que no Brasil não se pode jogar papel higiênico no vaso

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Torcida do CRB xinga Neymar após eliminação do Santos e craque reage com deboche; veja vídeo

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Simony desabafa sobre luta contra o câncer: “Sorrir enquanto sangra”

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Ronaldo Fenômeno vende participação e não é mais dono de clube europeu

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs

© 2025 JNews - WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas

© 2025 JNews - WordPress news & magazine theme by Jegtheme.