sexta-feira, maio 23, 2025
Acre Agora - acreagora.noticiasdoacre.com
No Result
View All Result
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas
No Result
View All Result
Acre Agora - acreagora.noticiasdoacre.com
No Result
View All Result

MPF recomenda instalação de Comitê Memória e Verdade do Acre em 90 dias

by Edmilson Ferreira
14/04/2025

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação ao governo do Acre para que, em 90 dias, sejam tomadas as medidas necessárias para a instalação e efetivo funcionamento da Comissão Estadual de Memória e Verdade.

A medida foi tomada pelo procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, após levantamento de dados sobre medidas oficialmente iniciadas pelo estado em prol da promoção da memória e da verdade diante das violações cometidas pelo regime civil-militar no estado.

O MPF lembra que o Acre foi palco de perseguições políticas, violências, ameaças e mortes cometidas pelo regime, inclusive a renúncia forçada do seu primeiro governador eleito democraticamente, José Augusto Araújo. “As perseguições a José Augusto e seus correligionários, por meio de denúncias, prisões arbitrárias e humilhações, ocorreram no mesmo contexto repressivo enfrentado em outros estados contra reformas sociais”, diz o documento.

Segundo Lucas Dias, o estado do Acre, a exemplo de outros estados do Norte, sofre até hoje com os prejuízos ambientais e socioeconômicos do modelo desenvolvimentista imposto pelos governos militares à região, marcado pela expansão desenfreada da agropecuária e pela expropriação de populações tradicionais. Ele lembra ainda que articulações de trabalhadores rurais e extrativistas do estado foram reprimidas pelo aparelho governamental militar em aliança com os latifundiários locais, o que culminou no assassinato do ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia Wilson Souza Pinheiro.

O assassinato de Wilson Pinheiro foi reconhecido pela Comissão Nacional da Verdade como decorrência de ação de agentes do Estado brasileiro, em um contexto de sistemáticas violações de direitos humanos que eram promovidas pela ditadura militar.

“Essas vítimas têm nome e família, muitas são conhecidas, outras nem tanto, mas todas merecem ter reconhecida a verdade sobre os traumas e violências que sofreram”, diz o procurador, ao lembrar de Maria Lúcia Araújo, Ariosto Pires Miguéis, Hélio Cézar Khoury, Demóstenes Coelho, João Moreira de Alencar Borborema, Edilson Martins, Lourival Messias de Oliveira, Manoel Alves Carneiro, Epaminondas Jácome Rodrigues, Hiamar Pinheiro, Chico Mendes, entre outros.

O MPF cita, também, o esforço de setores da sociedade civil e da comunidade acadêmica de debaterem o tema, sem que isso tenha motivado manifestação oficial do estado do Acre sobre o assunto.

O governo do estado informou ao MPF que reconhece a importância da preservação da memória histórica e da apuração de violações de direitos humanos durante o regime militar, mas entende que a lei que criou a Comissão Nacional da Verdade já teve seu prazo de funcionamento encerrado e o decreto que a regulamentava foi revogado, e que, por isso, não há, atualmente, iniciativa formal para implementação da Comissão localmente.

Recomendações – O MPF entende que apesar de formalmente extinta, a CNV apresentou 29 recomendações de medidas institucionais a serem implementadas pelas autoridades brasileiras ao longo dos anos, com o objetivo de preservar o Estado Democrático de Direito. Além disso, o prazo estabelecido na lei (16/12/2014) para a conclusão dos trabalhos se refere unicamente à data final das atividades da própria Comissão, e não a um limite temporal para a efetivação das políticas públicas pautadas em seu relatório final.

Lucas Dias lembra que a CNV projetou recomendações que visam ampliar progressivamente o horizonte da democracia brasileira e que continuam a inspirar medidas de transição. Ele exemplifica com da Comissão de Memória e Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Comissão de Memória e Verdade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, criadas em 2024, além da retomada da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), também no mesmo ano.

Objetivos da Comissão – Para melhor operacionalizar as atividades da Comissão, o MPF recomenda que os objetivos dela contemplem, no mínimo:

o reconhecimento e esclarecimento dos fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos cometidas no estado do Acre durante o regime empresarial-militar brasileiro (1964-1985);

identificar e tornar públicas as estruturas, os locais, as instituições e as circunstâncias relacionadas à prática de violações de direitos humanos no Acre;

sugerir medidas e políticas públicas para prevenir violação de direitos humanos e assegurar sua não-repetição; e

com base no que for obtido, propor políticas de memórias em prol das vítimas, além de outras medidas que pretendam reconstruir historicamente as violações cometidas.

Além disso, também é recomendado que a Comissão promova audiência pública para resgatar a memória dos fatos ocorridos no período da ditadura militar, por meio da coleta de depoimentos das vítimas e seus familiares, com a participação de docentes da Universidade Federal do Acre, historiadores de reconhecida idoneidade, autoridades públicas e representantes da sociedade civil organizada.

Composição – A Comissão também deverá ser pluralista, composta por familiares de vítimas acreanas da ditadura e membros da sociedade civil, identificados com a defesa da democracia e institucionalidade constitucional, bem como com o respeito aos direitos humanos. A atuação deve ser articulada e integrada com os órgãos públicos e instituições e articulações sociais, e deverá ser dotada de poderes para solicitar informações, dados e documentos públicos ou privados necessários para o desempenho de suas atividades.

O MPF recomenda que componham a Comissão, pelo menos, os seguintes órgãos: Ministério Público Federal e Estadual, o Arquivo Público Estadual e Nacional, Comissão de Anistia, Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, Universidade Federal do Acre, Instituto Federal do Acre, Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Acre e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre.

O governo tem o prazo de 30 dias, para informar se acata a recomendação e relate as ações tomadas para seu cumprimento ou indique as razões para o não acatamento, tendo sido advertido sobre a possibilidade da adoção das medidas judiciais cabíveis.

ShareTweetSend
Previous Post

Anvisa aprova vacina do Butantan contra chikungunya para uso no Brasil

Next Post

Dia Mundial do Café: Acre celebra avanço da produção

Notícias Relacionadas

Camisa 10 do Santos ostentou o escudo do Peixe e fez gesto pedindo silêncio aos torcedores  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TNT Sports

Torcida do CRB xinga Neymar após eliminação do Santos e craque reage com deboche; veja vídeo

by Da Redação
23/05/2025
0

O Santos foi eliminado da Copa do Brasil após perder nos pênaltis para o CRB, em Maceió, na noite da...

Simony reflete sobre a vulnerabilidade humana após enfrentar o câncer  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Simony desabafa sobre luta contra o câncer: “Sorrir enquanto sangra”

by Da Redação
23/05/2025
0

Simony, de 48 anos, compartilhou com seus seguidores um texto carregado de emoção e reflexões profundas, na tarde desta quinta-feira...

Santos de Neymar foi eliminado pelo CRB na terceira fase da Copa do Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Amigo de Neymar detona jogadores do Santos após eliminação e dispara: “Elenco pequeno”

by Da Redação
23/05/2025
0

Amigo próximo de Neymar, o streamer Guilherme Pitta soltou o verbo nas redes sociais após a derrota do Santos para...

Brasil tem papeis higiênicos mais resistentes e pouca infraestutura na rede de esgoto  |   Bnews - Divulgação Freepik

Entenda por que no Brasil não se pode jogar papel higiênico no vaso

by Da Redação
23/05/2025
0

Provavelmente você cresceu ouvindo seus familiares dizerem para não jogar papel higiênico no vaso sanitário. Em países como Estados Unidos,...

Uma pesquisa da Escola de Medicina de Harvard mostrou que dormir menos de cinco horas por noite tinha o dobro de risco de desenvolver Alzheimer e morrer  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Freepik

Entenda como dormir menos de 5 horas por noite pode ser um perigo silencioso para seu cérebro

by Da Redação
23/05/2025
0

Dormir bem é fundamental em todas as fases da vida. Mais do que garantir disposição e energia, o sono de...

As imagens viralizaram na web nesta semana e gerou discussões entre os internautas nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Acabou a farra! PM fardada flagra marido na praia após rastrear seu celular e cena viraliza na web; veja vídeo

by Da Redação
23/05/2025
0

Uma policial militar do Rio de Janeiro utilizou todos os recursos possíveis e habilidades de investigação para encontrar o próprio...

Mais lidas

  • “Maior corno do Brasil” e sua esposa, Bella Mantovani, vivem relacionamento aberto há 19 anos  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais / Instagram

    “Maior corno do Brasil” entra com pedido ao Guinness para ser reconhecido mundialmente; entenda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • IMAGENS FORTES: Irmãos são presos por ocultar morte do pai e conviver com sua caveira para manter ‘pensão’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • William Bonner ganha por hora o que a maioria dos brasileiros não ganha por mês; salário astronômico choca web

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Power Couple Brasil: Ex-BBB surta ao vivo e produção aciona equipe médica para prestar socorro; veja vídeo

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Vídeo: “Chupa aqui pra ver se sai leite”, diz Zé Trovão em plenário

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs

© 2025 JNews - WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas

© 2025 JNews - WordPress news & magazine theme by Jegtheme.